Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, santo católico que é padroeiro da profissão e, segundo relatos contidos na Bíblia, também exerceu a medicina. Um dos profissionais mais essenciais no mundo deve ter seu trabalho reconhecido. Países como Portugal, Itália e Bélgica também escolheram esse dia para prestar homenagem a seus médicos.
Desde o século 15, São Lucas é considerado o patrono dos médicos. No entanto, o Dia do Médico só foi estabelecido no Brasil no início do século 20, graças ao Dr. Eurico Branco Ribeiro, um cristão devotado com particular interesse pela vida de São Lucas. Entretanto, não se sabe ao certo desde quando o Brasil celebra a data.
Em diversas partes do mundo, a homenagem aos médicos é prestada em outras datas. Normalmente, a celebração comemora avanços importantes da medicina ou marca o reconhecimento de grandes médicos, como no Canadá, que festeja a dedicação dessa classe profissional primordial em 1° de março em homenagem à dra. Emily Stowe, primeira mulher a se tornar médica no país. Ela nasceu em 1831, neste mesmo dia.
A comemoração do Dia do Médico é uma forma ainda da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desses profissionais, que dedicam as suas vidas ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que permite à população agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico.