Bahia Fenômeno
Eclipse solar: confira registros dos internautas nas redes sociais
Na Bahia, o ápice do fenômeno aconteceu por volta das 16h50 e diversas pessoas assistiram no Porto da Barra
14/10/2023 21h23 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: A Tarde
O eclipse acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” - Foto: Reprodução/ \ Ilha da Ciência

O Grande Eclipse das Américas, o eclipse anular do sol, aconteceu neste sábado, 14, e gerou grande repercussão nas redes sociais. No Brasil, ele pôde ser visto completo nas regiões Norte e Nordeste e, nas demais regiões, quem olhou para o céu viu o Sol "mordido" pela Lua. 

Na Bahia, o ápice do fenômeno aconteceu por volta das 16h50 e diversas pessoas registraram o momento nas redes sociais. No Porto da Barra, ponto turístico de Salvador, uma multidão se reuniu para acompanhar o fenômeno.

O eclipse acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

O recomendado é nunca olhar diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Teve internauta que reclamou de não conseguir acompanhar o fenômeno por causa do céu nublado.

Loading...

Loading...

Confira registros de quem conseguiu assistir ao fenômeno: 

 

 

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Registro do eclipse em Ely, Nevada, nos Estados Unidos|  Foto: Reprodução/ON

Apesar das diversas recomendações na forma de olhar o eclipse, o pessoal também inovou na forma de assistir ao fenômeno.

Loading...