No domingo (8), o município de Ibotirama, que fica a 654km de Salvador, registrou a maior temperatura do país: 40,8º, com sensação térmica de 42º. O calor intenso na cidade, fez com que as lojas zerassem os estoques de climatizadores, visto que a população vem buscando todas as alternativas para se refrescar.
“As vendas dobraram nas últimas semanas e ainda estamos perdendo clientes porque a maioria busca produtos para pronta-entrega. Os estoques estão no final na cidade toda”, diz Mônica da Silva, vendedora da loja Móveis Lar.
A altas temperaturas já são esperadas, nesta época do ano, visto que, de acordo com o o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maryfrance Diniz, “A permanência de uma massa de ar quente, principalmente sobre o interior baiano, vem impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo seco e ensolarado por vários dias seguidos”.
Até as aulas tiveram que ser suspensas, na cidade, por conta do calor. Nos dias 09, 10 e 11, as escolas se encontram fechadas. A previsão é que só volte a chover na cidade, em novembro.