Política Pedido de Desculpas
Cinco anos depois, Doria pede desculpas por comemorar prisão de Lula: “Foi uma declaração imprópria”
Na ocasião, ele afirmou que a condenação de Lula “lavava a alma dos bons brasileiros”
27/09/2023 14h53
Por: Redação

O ex-governador de São Paulo, João Doria pediu desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por comemorar a prisão do petista, em abril de 2018. Na ocasião, ele afirmou que a condenação de Lula “lavava a alma dos bons brasileiros”.

O pedido de desculpas aconteceu durante participação em um podcast, na última sexta-feira (22). “ Aquilo foi uma declaração imprópria, e eu não tenho problema em reconhecer. Isso me ajuda a ser uma pessoa melhor, mais respeitada. Eu sei pedir desculpas, sei reconhecer quando eu erro. Não foi uma declaração adequada”, afirmou.

Dória também se retratou por outra declaração, feita já como governador, em 2019. Na ocasião, ele ironizou a iminente transferência de Lula para o presídio de Tremembé, medida que acabou revogada antes que se concretizasse. 

À época, o político garantiu que o petista seria "tratado como os outros presidiários" e que poderia "fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar". “ Eu não poderia jamais confrontar a Justiça. A Justiça determinou que ele fosse mantido dentro do sistema prisional, mas aquela frase foi uma frase imprópria, inadequada, pela qual eu me desculpo, inclusive”, disse.