Os profissionais da educação, especialmente os professores têm passado por momentos muito difícieis, em que a profissão tem se tornado uma das mais vulneráveis no que diz respeito à violência dentro e fora da escola. Por diversos motivos, os alunos têm faltado com respeito aos professores, tornando-os reféns do medo, ocasionando problemas de saúde aos profissionais, como por exemplo: o estresse e a depressão.
Diante deste cenário , tem aumentado o número de professores que pedem afastamento de suas atividades, devido a transtornos psicológicos. É sabido que estes problemas se manifestam de diferentes formas. Sendo assim, o profissional deve ficar atento aos sintomas e precisa procurar imediatamente os cuidados necessários para se tratar.
Por essa razão, a prefeitura de Salvador (BA), através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está com um projeto, ainda em fase de experimentação, para trabalhar essa questão e aumentar o bem-estar dos profissionais da área, através de aulas de yoga. A aula inaugural aconteceu no último dia 19, uma aula inaugural, com a proposta de reservar um momento de integração e bem-estar para o colaborador. O projeto ainda está em fase de adaptação, para adequação de turmas e horários, mas o próximo encontro já está agendado para essa semana.
De acordo com Emanuela Ramos, gerente da Gepes a ideia é estender o projeto para as gerências regionais e unidades escolares. “No último mês a Secretaria Municipal de Educação (Smed) convocou 50 psicólogos que vão compor a equipe da gestão de pessoas, então pensamos num momento que pudesse acolher, integrar e já aproveitar para fazer um trabalho no sentido da valorização do servidor”.