Começou no início da manhã desta terça-feira (19), a obra que vai suspender o fornecimento de água de 100 bairros de Salvador e pelo menos 12 áreas da Região Metropolitana (RMS). A informação foi confirmada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
De acordo com a empresa, uma obra de manutenção será realizada na Pedra do Cavalo e em outros pontos do sistema de abastecimento. O serviço começou a ser interrompido a partir das 6h dessa terça e a previsão é de que a obra seja concluída apenas na madrugada do dia seguinte, quando será iniciada a retomada do abastecimento nas áreas afetadas.
Ainda conforme a empresa, alguns locais só devem ter o fornecimento regularizado em até 72 horas após o término dos serviços. Por isso, em nota, a Embasa orienta que a população reserve água para esse período e utilize com economia a água armazenada.
“Sabemos que toda interrupção causa transtornos, mas precisamos fazer esses serviços para manter a confiabilidade e a segurança operacional do sistema, evitando ter que parar depois, de forma emergencial”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.
Durante a suspensão do fornecimento, também serão feitos serviços de manutenção preventiva em diversos pontos da rede distribuidora. Ao todo, serão 25 frentes de serviço e 164 trabalhadores atuando.
“Nosso objetivo é completar a preparação do sistema para o verão 2023, quando a demanda por água será maior. Fizemos uma manutenção semelhante, em agosto, na parte do sistema atendida pelas estações de tratamento da Bolandeira, e agora é a vez das estruturas que captam e transportam água da barragem de Pedra do Cavalo até a ETA principal, em Candeias”, diz Góes.
Enquanto o fornecimento de água não estiver plenamente regularizado, o usuário pode solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, pelos canais de atendimento ao cliente da empresa: telefone 0800 0555 195, whatsapp (71) 99717-0999, atendimento virtual e pontos presenciais. A prioridade do atendimento com carro pipa será dada a hospitais e postos de saúde.
“Para que o sistema se mantenha em boas condições operacionais, é fundamental que a Embasa faça essas manutenções periódicas. É como qualquer maquinário, um carro, por exemplo, que precisa de revisão de tempos em tempos para verificar se está tudo bem, reparar o que precisa e trocar peças gastas pelo uso”, complementa Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS.