Os hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado e Universitário Professor Edgar Santos (Hupes) marcam o “Julho Amarelo”, mês de luta contra as hepatites virais, com a promoção do Cedap Itinerante, ação realizada pela Unidade de Fígado do Cedap (Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa), integrante da rede estadual de saúde (Secretaria da Saúde do Estado). A ação prevê a realização de testagem para as hepatites e encaminhamento para acompanhamento das pessoas que testarem positivo.
Na oportunidade, também está sendo disponibilizada testagem para HIV e sífilis. A diretora da Unidade de Fígado do Cedap, Delvone Freire, revela que para além da testagem e aconselhamento no “Julho Amarelo”, a unidade está atuando há 6 meses junto a abrigos, pessoas em situação de rua e em condições de vulnerabilidade, buscando interromper possíveis cadeias de transmissão do agravo.
A programação também inclui a oferta de 60 fichas por dia para a testagem de pessoas com queixas de doenças hepáticas. Delvone Freire alerta para a “importância da testagem, da vacina contra a hepatite B e do diagnóstico precoce da hepatite C, acrescentando que no caso da hepatite B existe vacina disponível, e no caso da hepatite C é possível tratamento e controle da doença”.
Para Nivaldo Marques, que estava no Hospital Geral Roberto Santos acompanhando um amigo e aproveitou para fazer o teste, a campanha Julho Amarelo é muito importante, pois “essa doença é silenciosa, às vezes a pessoa nem sabe e pode estar com hepatite”.
Jaciara da Rocha Ferreira mora no Rio de Janeiro, mas estava no HGRS acompanhando uma sobrinha que está internada. Ela aproveitou para fazer o teste e destacou que a iniciativa contribui para a redução das hepatites virais, pois orienta as pessoas sobre as formas de contaminação, além de realizar também a testagem.
HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais se constituem em grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Na maioria dos casos, as hepatites são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, podem se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Sesab\Ascom